sábado, 21 de fevereiro de 2009

TAVARES, Vanessa Cavalcante Monteiro. Incidência de Stress em Professores da UFAL. Monografia, Maceió, 2007. Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Orientador: Prof. Ms. Antônio Passos Lima Filho.

Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar a incidência de stress em professores da UFAL, verificando a relação desse stress com características pessoais, profissionais, indicadores gerais de saúde e atividade física habitual dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa de característica quantitativa do tipo de levantamento (Survey) e envolvendo 80 professores da UFAL, que compõem a Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Nutrição, Escola de Enfermagem e Farmácia e os cursos de Biologia e Educação Física, os quais foram submetidos ao teste Síndrome da Exaustão no Trabalho-BURNOUT, de Meleiro (s.d.) e um questionário contendo dados pessoais, profissionais, indicadores gerais de saúde e atividade física habitual. Para análise dos dados coletados foi utilizado o método da Análise Interpretativa. Através da análise dos dados constatou-se que 56,25% dos docentes apresentaram o stress benéfico, 40,00% o stress em estado de alarme e 3,37% o stress em fase de esgotamento. Também se verificou através do segundo questionário que excessiva carga de trabalho, condições ambientais inadequadas, férias assistemática, insatisfação profissional, estado civil (maioria casados), idade (43 aos 54 anos), se constituem fatores desencadeadores de stress apresentados pelos docentes, além de não buscarem estratégias para o alivio desse stress com atividades de lazer, esporte com caráter recreacional ou atividade física sistemática Em função disso, surge à necessidade de um programa que promova uma melhor qualidade de vida para a comunidade docente da UFAL.


Palavras - chave: stress; professores; BURNOUT.

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